ETAPAS DA VIDA

Genericamente a evolução de nossas vidas são marcadas pelo que chamo de períodos, que são anunciados por milestones. A infância, juventude, idade adulta e finalmente a idade dos idosos, notadamente marcada por mudanças em nossos organismos, puberdade, menopausa, andropausa, assim como marcos sociais, tais como casamento, nascimento de filhos, formatura, etc….

Um assunto que sempre me vem à mente é : porque a evolução de cada pessoa se diferencia de outras, ou melhor, porque poucas pessoas realmente experimentam evoluçãouma grande evolução em suas vidas. Não quero me limitar ao lado financeiro, como uma pessoa consegue ser mais bem sucedido financeiramente do que outra, mas sim de uma maneira geral, ser bem sucedido na familia, na saude, etc….

A resposta mais simples, óbvia é a de que essas pessoas fizeram o que tinham que ser feitos, mas me parece que essa resposta é muito superficial para atender a esse problema. Um pouco mais apropriado seria dizer que essas pessoas estavam dispostas a investir, se sacrificar e viver executando um plano com várias ações priorizadas para atingir determinados objetivos, isso de forma constante, essa tambem é um pouco mais bem elaborada, mas tambem não é a raiz da resposta, simplesmente porque seria fácil a imitação do plano, mas sua execução seria um problema difícil de ser transposto.

O que motiva as pessoas à elaborarem um planejamento e executarem as ações à despeito de todas as dificuldades? Acredito que a razão mais forte e frequentemente que ocorre com as pessoas é o MEDO. As pessoas estão fugindo desesperadamente de situações indesejadas, como falta de dinheiro, fome, doenças, etc…, isso motiva as pessoas a elaborarem planos para se safarem dessas situações. medoNormalmente achamos que o medo é algo que nos atrapalha, muito pelo contrário, o medo é um aliado ao nosso progresso, a achar novas respostas e o contrário, a falta de medo cria uma dificuldade enorme, abrindo caminho à PROCRASTINAÇÃO, a POSTERGAÇÃO , a achar desculpas para não se fazer o que se precisa. Não poderia deixar de comentar que o MEDO tambem pode trazer problemas, porque algumas pessoas e algumas ocorrências causam MEDO em tal dimensão que paralisam as pessoas. Isso está associado a traumas do passado, ou ignorancia sobre o assunto, se não vejamos, o medo da maioria das mulheres de baratas.

Outra razão, que é derivada do MEDO é a SOBREVIVÊNCIA,  há inúmeros exemplos sobre o assunto, um dos mais conhecidos e fartamente divulgados é o ocorrido com os sobreviventes da queda do avião nos Andes chilenos, que para sobreviver se obrigaram a comer carne humana, dos passageiros que morreram. Em uma situação normal isso seria completamente inaceitável, porem na falta de outra forma para a sobrevivencia eles se obrigaram a isso, se tornaram antropófagos.

Há tambem as razões que chamo de positivas para se executar o planejamento e ter sucesso, a motivação para ganhar determinada recompensa (premio), etc.. para esse assunto devo fazer em um outro artigo, especifico sobre isso.

O desafio que se avizinhança para as pessoas atualmente é a internet, eu digo, para os middle age (40 anos para cima), a forma como muitos encaram um computador ou mesmo um smartphone é o de total ignorância e medo…. Essa é uma transformação brutal na forma em que vivemos, a internet, google , a digitalização de quase tudo mudou totalmente a forma como fazemos as coisas, a produtividade alcançada é infinitamente superior, mas só colhe os benefícios dela os que se adaptaram, se transformaram, os que venceram esses obstáculos, que digo, por experiencia própria não são poucos, nem tão pouco fáceis.

A forma como se estuda hoje é através de video cursos, ou cursos online, não há mais necessidade de estar presente em uma sala de aula, isso está causando uma transformação fantástica na transmissão de conhecimentos para todos. Vejamos, eu mesmo, estou estudando sobre internet e como se fazer negócios na internet, através de diversos cursos online.

Vejamos alguns exemplos:

Porcelanato Liquido

Curso de Gesseiro

Há uma infinidade de cursos, até mesmo de graduação e pós graduação, no Brasil e se dominar outras linguas, na Europa e USA.

Espero que tenham gostado.